É fato que a instabilidade na economia tem exigido das empresas que aumentem a performance interna para se manterem lucrativas diante de um cenário altamente competitivo. Porém, a gestão de uma equipe nunca foi tarefa fácil e agora, mais do que nunca, é preciso se reinventar e buscar novas maneiras de extrair o melhor de cada colaborador.

Neste cenário, a necessidade de um maior protagonismo na gestão organizacional só aumenta. O colaborador que investe na própria carreira, com visão intraempreendedora, consegue trazer para a sua organização um novo olhar de mercado, contribuindo para os processos de inovação e criação colaborativa, além de tornar-se empreendedor da própria carreira.

Quer saber mais sobre o protagonismo na gestão organizacional ? Acompanhe conosco!

O que é o protagonismo aplicado às organizações ?

Protagonismo vem do grego protagonistés, que na antiguidade representava o primeiro ator do drama grego. Com certeza, a primeira associação que muitos fazem ao ouvir a palavra é com o personagem principal de filmes, séries e novelas, porém o protagonismo hoje é levado além do mundo fictício, para dentro do ambiente de trabalho.

Isso aconteceu no momento em que as empresas enxergaram que não é possível controlar o mercado, sendo necessário tomar atitudes que as deixem preparadas para as inúmeras possibilidades.

E é exatamente isso que ser protagonista significa: tomar atitudes e executar decisões para reverter situações desfavoráveis ou impedir que elas cheguem nesse ponto. O protagonismo, quando executado de maneira correta, gera altos níveis de autoconfiança e determinação, beneficiando toda a operação do negócio.

Quando olhamos sob a ótica do indivíduo, o protagonismo também pode ser aplicado ao desenvolvimento de carreiras. Hoje em dia sai na frente que sabe onde quer chegar, desenvolvendo as habilidades e competências necessárias, conectando o caminho profissional com o propósito de vida. Gestores e líderes, das melhores organizações, apoiam e estimulam seus colaboradores a adotar uma postura mais protagonista frente às suas carreiras.

Quais os benefícios do protagonismo?

Empresas que contam com profissionais protagonistas conseguem economizar com iniciativas de capacitação, reduzir custos de gestão e aumentar o nível de satisfação no clima organizacional.

Além disso, em um mundo hiperconectado, saem na frente aquelas companhias que conseguirem diminuir o tempo de resposta e tomar decisões bem embasadas, com uma velocidade mais rápida.

E o protagonismo no ambiente de trabalho traz justamente isso às organizações: colaboradores motivados que sabem agir frente às adversidades e tomar atitudes corretas sem hesitação.

Como estimular essa prática na gestão organizacional ?

É comum ficarmos maravilhados quando enxergamos alguém tendo sucesso, em alguma das frentes de sua vida, guiados pelo próprio protagonismo. Entretanto é preciso ter em mente que todo bônus vem com um ônus; não é fácil assumir a responsabilidade de uma postura protagonista, até porque se algo der errado, não tem uma outra pessoa para culpar !!!

Estimular o protagonismo na sua equipe deve ser uma prática persistente e contínua, apoiada por uma gestão humana e voltada para o desenvolvimento do indivíduo, na sua totalidade. Veja abaixo algumas das técnicas que podem te ajudar a conquistar um time confiante e determinado:

  • Adotar processos de Coaching para desenvolvimento das pessoas: esta é uma técnica de orientação individual que permite o desenvolvimento do colaborador de forma mais direta e objetiva. Por meio de processos de coaching, a empresa ajuda seu colaborador a impulsionar o desenvolvimento de suas competências individuais, alinhando padrões de comportamento e maximizando desempenho e performance. Os processos de coaching são pautados no protagonismo, onde o coachee estabelece os indicadores e ações de desenvolvimento, orientados e guiados pelo coach. 
  • Estabelecer metas e desafios: o protagonismo sempre surge dentro de um contexto e a melhor forma de desenvolvê-lo é definindo metas, desafios e propósitos para a equipe, acompanhando o desempenho de cada um.
  • Praticar o feedback: é imprescindível que a organização que pretende promover o protagonismo individual, desenvolva ferramentas e desenvolva seus líderes para os processos de feedback. Quando bem conduzidos, os feedbacks ajudam o colaborador a enxergar seus pontos fortes e pontos de melhoria, fortalecendo assim práticas e ações mais protagonistas.
  • Incentivar o intraempreendedorismo: quando os colaboradores agem de forma empreendedora dentro da própria empresa, implementando mudanças e aperfeiçoamentos de maneira inovadora. Para tanto é preciso que a cultura da organização seja flexível frente à possíveis erros, sem colocar o negócio em risco, mas estabelecendo mecanismos de aprendizado.

O protagonismo na gestão das organizações tem a ver com o ato de se colocar à frente das adversidades, buscando soluções para os problemas sem se acomodar. Ou seja, ele tem menos a ver com posição (onde está), e sim com atitude (aonde quer chegar).

E você, já estimula o protagonismo no seu time? Leia também nosso post sobre o Intraempreendedorismo e saiba melhor como utilizar essa técnica para melhorar o desempenho da sua equipe!