Num cenário cada vez mais competitivo, no qual o capital intelectual tornou-se um dos maiores ativos das organizações, a pesquisa de clima tem importância fundamental. Por meio dela, as organizações conseguem mensurar as principais satisfações e insatisfações dos colaboradores. Além de atuar como um termômetro do capital social da empresa.
Nesse sentido, o RH tem papel primordial, intermediando essa pesquisa de clima organizacional, analisando e fornecendo informações importantes para os gestores. Continue lendo para entender mais sobre a importância da pesquisa de clima organizacional e aprenda como fazê-la.

Qual é a importância da pesquisa de clima organizacional?

Expressões como “as pessoas são o nosso maior patrimônio” são ouvidas a todo momento e se tornaram até um clichê. Vale lembrar que a área de Recursos Humanos vem evoluindo muito, deixando de ser tratada como um setor de atividades de departamento pessoal para ser um departamento de desenvolvimento humano. Apesar do capital humano ser a principal fonte das vantagens competitivas de uma empresa, ainda é preciso fazer com que os administradores alterem a forma como veem a força de trabalho e as relações que estabelecem com ela.
Ao aplicar a pesquisa de clima organizacional, o RH dá voz aos colaboradores, fazendo com que eles se sintam valorizados por estarem sendo ouvidos. Essa é uma das práticas que mais impactam positivamente na motivação e no desempenho dos trabalhadores. A partir disso, as ações implementadas são mais rapidamente aceitas e incorporadas com mais facilidade.

Como fazer a pesquisa de clima organizacional?

Não existe uma receita padrão, pois cada empresa adaptará a pequisa ao seu negócio e à sua realidade para mapear junto aos funcionários os pontos positivos e negativos. Mas algumas diretrizes são comuns às etapas de condução. Veja quais são elas:
Aplicação de questionários
Por se tratar de uma pesquisa com o publico interno, é recomendado que o processo seja conduzido em parceria com uma consultoria externa, garantido a neutralidade no processo e a confiabilidade dos respondentes.
Metodologia de pesquisa
Em pesquisas de clima, pode-se utilizar metodologia mista. Com uma etapa quantitativa via coleta de questionários para a base geral de colaboradores (online ou presencial), e uma etapa posterior qualitativa, com algumas entrevistas em profundidade para aprofundar entendimento.
Montagem do relatório final
Uma boa pesquisa de clima organizacional deve gerar insights para tomada de decisão estratégica em relação ao capital humano da empresa.
Propostas de plano de ação
O principal desafio é fazer com que os gestores se apropriem do resultado da pesquisa e sejam capazes de gerar as mudanças e transformações necessárias para a melhoria do clima dentro de cada setor.

O que esperar da pesquisa de clima organizacional?

As organizações conseguem obter os seguintes resultados ao mensurar o clima organizacional e trabalhá-lo de forma positiva:
– maior motivação dos colaboradores;
– maior satisfação dos colaboradores;
– melhor integração entre colaboradores e a organização;
– retenção de talentos;
– melhor produtividade;
– menor rotatividade.
Casos de organizações que não tenham um departamento de RH estruturado podem acontecer, mas nada de pânico nesse momento. Existem muitas empresas especializadas que fazem a pesquisa de clima organizacional de forma eficaz, sob um contrato de prestação de serviços.
E então, você ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Fale com a gente nos comentários e confira também o nosso post Gestão de clima organizacional: mais que uma pesquisa, um processo.