É na ação que a nossa visão de futuro, se torna realidade. Ao colocarmos nossos planos em prática é que vamos experimentando se tudo aquilo que imaginamos ser, realmente acontece. E, é neste processo que vamos aprendendo, corrigindo e refazendo as rotas para chegar aos nossos objetivos.
Muita energia e tempo são investidos no processo de planejar, mas nem sempre colocamos foco em fazer a gestão dos planos de ação.
A metodologia desenvolvida pela Oficina da Estratégia para o processo de Gestão dos Planos de Ação ajuda a aproximar as pessoas, reconhecer os erros e dificuldades, planejar como superar os obstáculos, internalizar aprendizados e estabelecer ritmo e velocidade nos desdobramentos, sempre reforçando a importância da comunicação durante todo o processo.
Primeiro a aplicação da Pesquisa de Clima Organizacional. Na sequencia Rodas de Conversas com os colaboradores, desenvolvidas a partir das metodologias do World Café e Investigação Apreciativa, para aprofundamento e construção dos planos de ação. E, por último, encontros bimensais com os responsáveis pelas ações para fazer a gestão do processo. Ao final, uma nova medição para ajudar a compreender como evoluímos e quais os novos focos de atuação.
A oportunidade que estou tendo de trabalhar um tema tão estratégico como a gestão do clima interno, tem possibilitado lidar diretamente com o tema gestão de pessoas, que é o maior desafio que temos, hoje, junto às nossas lideranças. O apoio e a parceria que temos com a Oficina da Estratégia tem nos permitido aprofundar o entendimento da cultura e ajudado a construir o passo a passo para o desenvolvimento dos nossos gestores.”, declara Margarete Naufal, gerente de Recursos Humanos da Associação Comercial de São Paulo.
“Acompanhar todo este processo com a equipe de Recursos Humanos da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) foi muito gratificante. A implantação de um projeto completo de Gestão do Clima fortaleceu o papel estratégico da área, fornecendo material e apoio para a atuação da liderança junto às suas equipes., relata Eveline Jannarelli, sócia-diretora da Oficina da Estratégia.