PESQUISA
“Acreditamos na pesquisa qualitativa e quantitativa como uma ferramentas de apoio para tomada de decisões estratégicas.
Pesquisar é validar conceitos, descobrir insights, ampliar percepções, aprofundar entendimento, entender públicos com profundidade e mapear comportamentos.“
A pesquisa qualitativa ou quantitativa pode ser utilizada para diversas situações dentro da empresa: lançar um produto, medir a satisfação dos clientes, entender a percepção de uma marca, mapear preferências do consumidor, analisar concorrentes, dentre outros tópicos. A contribuição dessa ferramenta é pautar decisões com base em informações e não em “achismos” dentro de um cenário de mercado dinâmico e marcado por incertezas.
Nosso olhar integra uma fase de preparação da pesquisa, na qual entendemos com profundidade a necessidade do cliente para delinear e sugerir metodologias e ferramentas de coleta. Ainda nessa fase, desenhamos os instrumentos de coleta (questionários e roteiros) em constante troca com o cliente. Na execução do projeto, atuamos com pesquisadores qualificados e experientes. Na análise e formatação de relatórios, contamos com uma equipe multidisciplinar (profissionais formados em psicologia, ciências sociais, estatística, comunicação, dentre outras áreas) para construirmos conclusões e recomendações numa visão mais abrangente. Por fim, acreditamos na pesquisa como uma ferramenta estratégica para construção de planos de ação e apoiamos o cliente com workshops pós pesquisa.
Conheça nossas propostas de pesquisa:
Jornada do Cliente
Perfil + Relação com a categoria de produto/serviço + Jornada de Compra + Impacto de Comunicação
Imagem de Marca (Branding)
Avaliação de atributos intrínsecos e extrínsecos + Análise de Concorrência + Personificação
Avaliação de Produtos e Serviços
Likes e Deslikes + Expectativas não atendidas + Oportunidades de posicionamento + PMV (Minimum Value Preposition)
Workshop de CoCriação
Design Thinking + Mapa de Empatia
Soluções Customizadas
Ampla experiência na combinação de metodologias e técnicas de pesquisa para desenhar a solução sob medida para a sua necessidade.
“A tarefa não é tanto ver aquilo que ninguém viu,
mas pensar o que ninguém ainda pensou sobre aquilo
que todo mundo vê.” (A. Schopenhauer)
PESQUISA QUALITATIVA:
APROFUNDAR ENTENDIMENTO
Acreditamos na pesquisa qualitativa como uma metodologia para aprofundar o entendimento, percepções e assim facilitar a tomada de decisões. A pesquisa qualitativa é uma metodologia de caráter exploratório. Seu foco está no caráter subjetivo do tema analisado.
Esse tipo de pesquisa é ideal para a compreensão do comportamento do consumidor, avaliando as particularidades de grupos e experiências individuais. Na pesquisa qualitativa não temos o foco em números, percentuais e dados estatísticos, mas sim na profundidade do entendimento de determinados temas e comportamentos por meio de técnicas exploratórias.
Para uma análise qualitativa, atuamos com amostras reduzidas. Se sua empresa precisa entender o “porquê”, motivos e causas de determinados comportamentos, ela é uma ótima opção. Por exemplo, ao investigar porque o consumidor prefere a sua marca do que a concorrente, porque ele prefere comprar em lojas do bairro, dentre outros pontos.
A grande vantagem da pesquisa qualitativa é sua riqueza na qualidade dos dados.
Utilizamos diversas técnicas qualitativas:
- Focus Groups/ Grupos Focais
- Entrevistas em profundidade presenciais ou por telefone
- Observação do Comportamento de Compra
- Compra acompanhada
- Consumidor Oculto
- Etnográfica
PESQUISA QUANTITATIVA:
VALIDAR PERCEPÇÕES e MENSURAR
Ao contrário da pesquisa qualitativa que tem um foco mais exploratório e subjetivo, a pesquisa quantitativa atua com o foco na objetividade por meio da mensuração de números e dados. Nesse formato, vamos quantificar preferências, diferenças de dados regionais, percentuais e dados estatísticos. Assim, existe a necessidade de amostra maiores de entrevistados.
Utilizamos diversas técnicas quantitativas:
- Aplicação de questionário estruturado in loco
- Aplicação de questionário estruturado por telefone
- Aplicação de questionário estruturado online
PESQUISA QUANTITATIVA:
VALIDAR PERCEPÇÕES e MENSURAR
Ao contrário da pesquisa qualitativa que tem um foco mais exploratório e subjetivo, a pesquisa quantitativa atua com o foco na objetividade por meio da mensuração de números e dados. Nesse formato, vamos quantificar preferências, diferenças de dados regionais, percentuais e dados estatísticos. Assim, existe a necessidade de amostra maiores de entrevistados.
Utilizamos diversas técnicas quantitativas:
- Aplicação de questionário estruturado in loco
- Aplicação de questionário estruturado por telefone
- Aplicação de questionário estruturado online