No atual mercado de educação, existe uma relação quase que inseparável entre crescer e adotar um software de gestão escolar. Isso porque um bom software dessa natureza organiza as informações da instituição, permite avaliar seu desempenho, facilita a vida dos alunos e, consequentemente, aumenta sua lucratividade, por exemplo.
Em suma, é uma tecnologia que pavimenta a estrada do crescimento da empresa, melhorando sua capacidade de gerir pessoas e bens. Entenda um pouco melhor continuando a leitura:

1. Organização de informações

Um software de gestão integra e relaciona todas as informações da instituição de ensino em um banco de dados que espelha a maneira como a escola funciona. O programa é dividido em módulos, em que cada qual corresponde e guarda as informações de um setor essencial da instituição — portaria, secretaria, biblioteca, almoxarifado etc. — só que com uma diferença: as informações no software estão, ao mesmo tempo, relacionadas e acessíveis.
Isto é, os dados que, para serem colhidos demandariam algumas horas, por vezes dias, revirando pastas e mais pastas de um arquivo físico ou inúmeras planilhas desconexas em um computador mal organizado, agora podem ser acessados com poucos cliques.
Assim, fica fácil evitar coisas como evasão escolar, inadimplência e desperdício de materiais, uma vez que todas as informações necessárias para tal enfrentamento estarão disponíveis.

2. Avaliação de qualidade

Crescer demanda identificar pontos fortes e fracos, de modo que os primeiros sejam estimulados e os segundos mudados. Antigamente, a identificação desses pontos demandava um grande esforço dos colaboradores ou a contratação de uma empresa especializada, o que geralmente se revelava um desperdício de tempo e de dinheiro.
Hoje em dia, a tecnologia permite de maneira simples a realização de pesquisas de qualidade, simulados, relatórios de desempenho de cada matéria, seja consultando as informações do banco de dados da escola, seja com o auxílio de alunos e professores por meio da internet, de forma rápida e sem custos adicionais.
Logo, com o software de gestão escolar, podemos identificar as matérias que necessitam de mudanças, bem como a melhor qualificação para nossos profissionais (professores e demais colaboradores), o que nos ajuda a manter os alunos estimulados e interessados no ensino, bem como aproxima o serviço da instituição das reais necessidades dos estudantes.

3. Facilitação da vida do aluno                                         

Talvez, a maior vantagem do uso de software de gestão escolar seja o fato de que ele facilita a vida do aluno. Ferramentas como o portal do aluno e o aplicativo da escola permitem ao estudante — e aos responsáveis — fazer, de longe, algumas ações  que antes só seriam possíveis em visitas às dependências da escola, como inscrição em eventos, visualização do boletim, consulta de faltas, recebimento de informações da instituição etc.
Bem assim, mesmo quando a solicitação tenha de ser feita na secretaria, o atendimento é facilitado por uma rotina administrativa simples e automatizada, com todas as informações sobre aluno, professores e a instituição disponíveis.

4. Aumento de lucratividade

Dispondo de organização, de avaliações de desempenho e de um serviço de qualidade para o aluno, uma consequência natural é o aumento da lucratividade da empresa, porque ela passa a ter maior valor agregado. Essa valorização atraí novos clientes e permite cobrar uma quantia justa pelo produto que é oferecido.
Por outro lado, o software de gestão escolar causa ainda uma sensível redução de custos — os recursos poderão ser alocados com a devida eficiência, reduzindo os desperdícios, graças ao controle rigoroso dos materiais.
Por esses motivos, você deveria dar uma chance para essa nova tecnologia, adotando um software de gestão escolar na sua instituição de ensino. Curtiu o post? Quer saber mais sobre gestão escolar e outros assuntos? Siga nossas redes sociais (Facebook, Twitter e LinkedIn).