Trabalhar com metas já é uma realidade cada vez mais presente em qualquer empresa. Afinal, elas são a única maneira de medir se os objetivos definidos estão sendo cumpridos de maneira eficiente.
Porém, apesar dessa prática ser uma realidade, fica o questionamento: será que as empresas estão elaborando as suas metas de forma correta?
Pois bem, essa já é uma realidade que não podemos garantir. O fato é que muitas delas estabelecem suas metas de maneira subjetiva, ou então de forma que sejam impossíveis de serem medidas ou alcançadas.
Tendo esse cenário, vamos apresentar a técnica SMART, que é uma das principais ferramentas para a elaboração das metas de qualquer negócio. Confira!
O que é a SMART
Conforme dito, a SMART é uma ferramenta que apoia a elaboração de metas, sendo que cada letra do seu nome significa uma premissa que a meta tem que cumprir.
Segundo ela, toda meta deve ser:
- S: específica (specific);
- M: mensurável (measurable);
- A: atingível (attainable);
- R: relevante (realistic);
- T: possuir um tempo para ser cumprida (time bound).
Ou seja, para que uma meta consiga ser medida de forma eficiente e também representar o objetivo que deseja alcançar, ela precisa respeitar as premissas de cada letra que apresentamos acima.
Dessa forma, a empresa conseguirá definir metas que sejam mais claras e representem o seu futuro de forma objetiva.
Como utilizar a técnica SMART para elaborar suas metas
A grande verdade é que não há uma maneira correta de utilizar essa ferramenta. Se pensarmos de maneira simplista, é somente elaborar uma meta que siga suas regras! Porém, na prática não é tão trivial assim.
Nesse caso, podemos fazer uma analogia com qualquer receita culinária, a qual não adianta ter somente os ingredientes se não se sabe o modo de preparo.
Por isso, elaboramos um passo-a-passo para ajudá-lo com esse processo:
- escreva seus objetivos no papel;
- caso queira, separe cada objetivo em categorias que forem pertinentes ou façam sentido para o negócio;
- para cada objetivo, defina uma meta com os princípios da SMART:
- ela deverá ser específica em relação àquilo que quer atingir em números;
- defina como você vai medi-la, gerando um indicador para ela;
- reflita se ela está dentro de uma realidade possível;
- analise se a meta é relevante para o negócio como um todo;
- estabeleça um prazo para ela ser atingida;
- disponibilize-as publicamente para que toda empresa possa acompanhá-las.
Um exemplo de meta feita baseada na SMART seria: contratar mais de 20 colaboradores para a área de TI da empresa até dezembro de 2017.
Benefícios em utilizar a SMART
Você já deve ter percebido que utilizar esse método pode impactar diretamente na maneira de como a empresa lida com seus objetivos e projeta suas metas, deixando esse processo mais simples, claro e eficiente.
Além disso, é possível controlar de forma mais eficaz o cumprimento de todas as ações que foram executadas para alcançar um cenário projetado para o futuro.
Para os grupos de trabalho, o benefício está no alinhamento de todos, que vão seguir uma direção comum, além de estarem motivados a alcançar os resultados.
Resumindo, a utilização da técnica SMART é uma forma simples e objetiva de gerenciar metas e pessoas. Lembre-se: o que não pode ser medido, não pode ser gerenciado! Além disso, pessoas e equipes tendem a buscar os resultados de forma mais produtiva e eficiente quando estão sendo medidas.
Por isso, já está na hora de colocar em prática essa ferramenta para melhorar toda a gestão da sua empresa.
Quer entender como podemos ajudá-lo a aplicar a técnica SMART em sua empresa? Então, entre em contato conosco!