Segundo relatório divulgado pelo Fórum Econômico Mundial, 35% das habilidades demandadas para maioria das profissões deve mudar até 2020. Mudanças sócio econômicas, geopolíticas e demográficas estão impactando fortemente o mundo do trabalho e suas relações. Isso significa que além dos conceitos e teorias aprendidos em sala de aula, precisamos estar em constante desenvolvimento de nossas habilidades comportamentais e socioemocionais.  Perseverança, autocontrole e entusiasmo para atingir os objetivos; cordialidade, respeito e cuidado no trabalho em times e equipes e a capacidade de gerir nossas emoções, com calma, otimismo e confiança.
Um profissional de marketing de sucesso é aquele que, acima de tudo, consegue fazer uma boa leitura de cenários e contextos, analisando e interpretando dados, orientando o desenvolvimento de produtos e serviços que atendam às necessidades atuais das pessoas, de forma sustentável e integrada com o todo.
Para chegar a esse objetivo, as competências de um profissional de marketing devem estar voltadas para a geração de valor e manutenção de relacionamentos duradouros entre as organizações e os indivíduos, sobretudo nos dias de hoje em que estes últimos têm muito mais acesso à informação e senso crítico.
Pensando nesse contexto, vamos abordar as competências para um profissional de marketing de sucesso em uma época de mudanças comportamentais e avanços tecnológicos. Acompanhe!

Capacidade de análise de dados e pensamento crítico

Com a avalanche de informações a que temos acesso nos dias de hoje, a capacidade de extrair dados relevantes para a tomada de decisão é uma das competências mais esperadas nos profissionais de marketing da atualidade. Para tanto é preciso desenvolver a capacidade de análise e o pensamento crítico que juntos possibilitaram detectar problemas e oportunidades a partir de fatos e dados, elaborar as perguntas certas, olhar para uma questão sob diferentes perspectivas e estruturar as alternativas para tomar a decisão mais apropriada.

Domínio de estratégias de pesquisa

O conhecimento de estratégias de pesquisa de marketing é essencial para uma eficiente gestão de negócios. Por meio da pesquisa, a empresa adquire, entre outros tantos benefícios, mais conhecimento sobre o mercado em que atua, identificando oportunidades e pontos de melhoria.
O profissional deve estar a par dos formatos e dos procedimentos de pesquisa e trabalhar com os dados obtidos para ajudar na tomada de decisões. Ter facilidade com números e visão crítica novamente contam para uma execução eficiente dessa tarefa.
Dominar as estratégias de pesquisa permite que o profissional de marketing esteja pronto para concentrar esforços na melhoria de processos e garantir à marca vantagens competitivas.

Criatividade

A criatividade está em olhar um problema sob uma nova perspectiva de modo que contribua para o sucesso de um planejamento de marketing ou estratégia de mercado, por exemplo.
Mesmo em um contexto de uma nova Revolução Industrial, voltada à robótica e à inteligência artificial, um profissional criativo é insubstituível, visto que as máquinas têm seus limites e ainda não superam capacidades intelectuais dos seres humanos.
Uma visão ampla ajuda a pensar fora da caixa, e é por meio de um olhar além do que já foi experimentado que mercados, a marca, produtos e serviços se renovam.

Adaptabilidade e sede de conhecimento

O mundo do marketing é dinâmico e quem trabalha nele aprende, no dia a dia da profissão, a se adaptar às transformações do mercado: novas ferramentas de pesquisa, hábitos de consumo, oportunidades de venda e desenvolvimento de novas tecnologias.
Atualizar-se constantemente é a atitude certa para não ficar para trás. O profissional deve ser dedicado para aprimorar a formação para que, com o conhecimento ampliado, ele enfrente desafios e mergulhe em outras modalidades da carreira em alta — o Inbound Marketing, por exemplo, voltado ao ambiente virtual.
A capacidade de se adapta às novas situações não está ligada apenas ao aprendizado das novas ferramentas de marketing, mas também ao desenvolvimento da inteligência emocional. Saber fazer uma gestão adequada das emoções pode fazer os profissionais passarem por momentos de crise com mais serenidade e confiança.

Habilidade com mídias digitais

Estratégias de marketing de digital já são realidade nas empresas que desejam estabelecer relacionamentos com novos clientes e conhecer melhor seus desejos e necessidades. O profissional deve entender o funcionamento e o modo de comunicar-se nas redes sociais e manter-se atualizado quanto às mudanças da área.
Entre as principais atividades do marketing digital, estão a gestão de redes sociais, otimização para mecanismos de busca (SEO), e-mail marketing, links patrocinados e análise de métricas. De acordo com as necessidades da organização, você se aprofunda em uma estratégia específica.

Gestão de pessoas e relacionamento

Um profissional de marketing de sucesso sabe que só é possível atingir objetivos ousados com o trabalho em equipe, onde cada um sabe o que precisa ser feito e tem as habilidades necessárias para o desenvolvimento das atividades. Seja gerenciando sua própria equipe, seja como gestor de um projeto com times multifuncionais, seja na gestão de terceiros, o profissional de marketing precisa desenvolver a capacidade de motivar e engajar as pessoas em prol de um objetivo comum.

Ter conhecimento técnico é só uma parte essencial das competências para um profissional de marketing. Para ir além, é preciso unir conhecimento à prática profissional e ao constante desenvolvimento das competências socioemocionais e comportamentais.
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