Com métricas mais confiáveis em relação ao marketing tradicional, o marketing digital já é uma realidade em muitas empresas. Mas, mesmo que um empresário disponha de ótimas ferramentas de comunicação, ainda é essencial conhecer e se manter atualizado sobre o perfil e as preferências do público que vai receber o seu produto.

E isso vale tanto para o empresário iniciante quanto para o veterano! No post de hoje, saiba como fazer pesquisa mercadológica para as estratégias de marketing digital e comece já a conhecer melhor o seu público!

Por que fazer pesquisa de mercado em marketing digital?

Muitos empresários iniciantes abrem seu negócio sem fazer uma pesquisa antes. Imaginando que uma pesquisa de mercado é muito cara, acabam contando com a sorte para garantir maior renda nos primeiros meses. Outros empreendedores, já consolidados, acreditam que já captaram a lógica do mercado e que o futuro é seguro, dispensando a pesquisa. Ambos estão enganados!

Antes de tudo, é importante deixar claro que uma pesquisa de mercado pode ser acessível, especialmente se tratando do ambiente virtual. O custo-benefício é muito alto, uma vez que a empresa pode utilizar esses dados tanto no começo do empreendimento quanto ao longo de sua atuação, ou até para ampliar o seu tamanho.

A pesquisa pode ser, inclusive, o que vai garantir a vida da empresa por muitos anos, possibilitando a definição de públicos específicos para dedicar suas ações de marketing digital, como produção de conteúdo, presença nas redes sociais e segmentação de e-mail marketing.

A pesquisa mercadológica busca entender a realidade do mercado (fornecedores, clientes em potencial, área de investimento, etc.), e também as reações dele às ações da empresa. Por fim, também ajuda a entender a receptividade do seu produto/serviço. Todas essas questões são essenciais para o nascimento e a sobrevivência de uma empresa.

Segundo o professor Philip Kotler, a pesquisa mercadológica é composta pela elaboração, coleta, análise e adição de relatórios de dados e de descobertas sobre situações pelas quais a empresa vai passar. Ou seja, o futuro (ou a projeção) é a palavra-chave. Vamos ver com mais detalhes como a pesquisa contribui nesse mecanismo a partir de alguns passos.

Como fazer uma boa pesquisa de mercado?

O primeiro momento é o de definir o problema ou a oportunidade de pesquisa. Identifica-se uma melhoria possível em um produto ou serviço a partir de ferramentas do marketing.

O segundo momento é o de se desenvolver o plano de pesquisa.  Determina-se o público-alvo da pesquisa, os objetivos (principais e secundários) da empresa, assim como o método.

O terceiro procedimento é o da coleta de informações. Elas podem ser fontes primárias — obtidas diretamente com os consumidores, fornecedores ou concorrentes — ou secundárias — que derivam de análises feitas por revistas, pela internet, pelo IBGE etc.

O quarto momento é o da análise. É o momento de codificação das informações obtidas.

A penúltima etapa é da apresentação dos dados ao seu cliente. Elabora-se o relatório final, que vai ser a base para ações concretas.

O último momento é o da tomada de decisão. O projeto foi aplicado e é o momento de analisar os resultados para uma possível continuidade dele.

Qual o seu impacto na estratégia da empresa?

Com esse relatório final, as estratégias e as ações finalmente terão um ponto de partida sólido. Isso automaticamente diminui o risco envolvido na formação de uma nova empresa, e mantém o empreendimento mais antigo alinhado com as novas tendências. As variáveis controláveis (preço do produto, divulgação e distribuição) da estratégia ficam muito bem delimitadas e as ações ficam menos dependentes de outras flutuações, que fazem parte do jogo do marketing.

Assim, é possível produzir e promover conteúdos on-line específicos para um público-alvo bem definido de acordo com a sua demanda mercadológica. Isso facilita tanto na conversão de leads quanto na fidelização do cliente.

Deu para perceber a importância da pesquisa mercadológica na construção da estratégia de marketing digital? Você acha que ela seria útil para sua empresa? Conte pra gente sua experiência nos comentários!