Você já se questionou se todos os profissionais da sua equipe e da organização em que atua sabem, com clareza, onde a empresa quer chegar e conhecem seus objetivos no longo prazo? Um dos papeis mais importantes dos líderes de uma organização, sejam eles da área de gestão ou operacional, é garantir que suas equipes tenham clareza dos princípios da organização, que envolvem ter uma boa visão de futuro.

Para saber mais sobre a importância desse aspecto para uma empresa, acompanhe o post de hoje!

Papel das lideranças

Só quem sabe onde quer chegar terá discernimento suficiente para priorizar atividades, tomar decisões estratégicas e buscar soluções e inovações que contribuam para a melhor gestão dos recursos da empresa. Em muitas organizações, o movimento para definição e disseminação da visão de futuro começa com seus principais executivos, CEOs, presidentes e diretores.

Este é o cenário ideal; porém, essa iniciativa da alta gestão nem sempre é tomada, já que ainda há, em muitas organizações, a ideia de que informações estratégicas não devem ser diretamente repassadas para os colaboradores.

Nestes casos, o papel do gestor de Recursos Humanos e Comunicação são essenciais para que tanto a visão de futuro quanto o propósito e os valores da organização façam parte do vocabulário das equipes, bem como norteiem suas ações e decisões.

Tipo de segmento da empresa

O processo de construção da visão de futuro da organização pode variar de acordo com o negócio e o perfil da companhia, porém, o ideal é que haja tanto representantes da média e alta gestão, quanto profissionais da operação envolvidos neste processo de mapeamento da cultura ou identidade organizacional.

E sobre a cultura organizacional, é importante destacar que ela não deve ser imposta, mas sim fruto de observação e reflexão acerca dos valores que já permeiam o dia a dia da organização, os quais precisam apenas ser formalizados.

Consultorias especializadas

Em geral, tais processos envolvem a contratação de consultorias especializadas que realizam pesquisas para a escuta ativa dos profissionais na organização, mapeando assim as características da organização bem como o conhecimento das equipes sobre os objetivos e metas. Passada essa fase de diagnóstico parte-se então para a ação, definindo formas de se disseminar tal informação de forma que seja compreendida e incorporada às práticas da empresa.

O conhecimento da visão de futuro da organização é o que faz com que todos remem na mesma direção, inclusive podendo enxergar com mais clareza possíveis obstáculos na execução de um projeto ou estratégia, de forma a conseguir redefinir rotas com agilidade e sem prejudicar a sustentabilidade do negócio.

Para cenários como este, a Oficina da Estratégia é a parceira ideal dos gestores para o desenvolvimento de pesquisas que levam ao planejamento de projetos voltados à compreensão do cenário em que a organização se encontra, mapeando dados e percepções tanto do público interno quanto externo.

A Oficina atua na construção de cenários futuros de forma a traçar uma ponte entre o estágio atual e o desejado. Entre em contato e conheça um pouco mais de nossa atuação!