A aplicação de pesquisas é extremamente valiosa para as empresas. Através da análise aprofundada dos dados que elas proporcionam, é possível enxergar falhas, ter insights e redefinir o planejamento estratégico para a direção correta.

Porém, para que isso ocorra, é necessário que o tipo de pesquisa e a sua aplicação sejam escolhidos e realizados de maneira acertada. Existem diversos tipos de pesquisa que podem ser utilizadas no mundo corporativo, cada uma delas com um objetivo.

Neste post, abordaremos quais são e quando utilizá-los. Acompanhe!

Quantitativas

O tipo mais comum de pesquisa. Através de métodos estruturados, os dados são coletados e analisados com rigor estatístico. Com elas, é possível apontar numericamente a frequência e intensidade de características de determinado grupo.

Gênero, faixa etária e média salarial são coletados via pesquisa quantitativa, e gráficos e estatísticas precisas podem ser gerados a partir deles. Esse tipo de pesquisa pode ser realizado através de:

  • Entrevistas presenciais

Feitas pessoalmente, com questões estruturadas (fechadas), que não dão margem a erros de interpretação.

  • Questionário por telefone

Aplicação de um questionário com questões fechadas através de contato telefônico. Pode ser uma boa opção quando é difícil identificar o público-alvo nas ruas.

  • Questionário online

É o que tem maior alcance, pois é disponibilizado na internet. Porém, a adesão depende da vontade do entrevistado em responder, sozinho, o questionário. Justamente por isso, as questões têm que ser muito claras, objetivas e simples, a fim de evitar erros.

Qualitativas

As pesquisas qualitativas são utilizadas para levantamento de dados subjetivos e não quantificáveis sobre as motivações de um determinado grupo, e suas preferências. Apesar de não fornecerem dados numéricos, podem oferecer excelentes insights. Os principais tipos de pesquisa qualitativa são:

  • Entrevistas em profundidade

Entrevistas que permitem a exploração de um tema com mais profundidade. Apesar de existir um guia, o entrevistador pode adaptá-lo caso o desenrolar do processo indique ser necessário.

  • Focus Group

Grupos de 8 a 12 pessoas que se reúnem em um mesmo ambiente para debater sobre determinado assunto, proposto por um moderador. As pessoas são escolhidas conforme o objetivo, e a conversa é gravada para posterior análise. Dessa forma, é possível verificar a reação das pessoas em relação a determinado produto ou assunto.

  • Pesquisa etnográfica

Tem como foco compreender a cultura de comunidades e grupos sociais. Através de pesquisa de campo e um retrato holístico do grupo a ser estudado, é possível determinar e explicar comportamentos e tendências do mesmo. Esse tipo de pesquisa é muito utilizado em empresas que trabalham com mídias sociais.

  • Consumidor oculto

Através da seleção de um grupo de pessoas que se encaixam no público-alvo da empresa, são formados avaliadores. Eles se passam por clientes e geram relatórios com aspectos positivos e negativos encontrados. Muito utilizada por empresas que trabalham diretamente com o consumidor, como restaurantes.

Como mesclar os métodos?

Conforme o objetivo, a mescla dos formatos de pesquisa pode trazer ótimos resultados, dependendo da ordem na qual são aplicadas. Métodos qualitativos aplicados primeiramente auxiliam na identificação de pontos relevantes a serem utilizados nos formulários da etapa quantitativa, posterior. Por outro lado, aplicar métodos qualitativos posteriormente pode aprofundar pontos que tenham ficado pouco claros durante a etapa quantitativa, trazendo mais elementos para o entendimento dos resultados.

Entre em contato conosco para saber quais os tipos de pesquisa mais indicados para a sua empresa! Transformamos informações em insights e resultados para o seu negócio!