Executivos e empresários reconhecem a importância de uma boa gestão para o crescimento dos negócios. Entretanto, essa gestão precisa considerar uma série de fatores, internos e externos à empresa, para ser verdadeiramente eficiente. Planejamento financeiro, gestão de pessoas, desenvolvimento de novos produtos e serviços, otimização de processos e o fortalecimento da marca, merecem estratégias fortes e específicas, principalmente em tempos de crise.

Entretanto, essas estratégias devem estar sustentadas por análises detalhadas sobre o mercado nacional e internacional, a concorrência, o perfil dos clientes, as mudanças nos hábitos de consumo da população, a chegada de novas tecnologias e também, os impactos de medidas políticas e econômicas anunciadas pelo governo. Outros elementos, como o desemprego, a inflação, a restrição ao crédito e a descrença dos investidores, tornam o cenário ainda mais crítico.

É preciso compreender também que a atual crise influencia negativamente todos os segmentos da economia, mais tem efeitos diferentes em cada setor. Assim, a pesquisa de mercado se torna uma grande aliada, sendo fundamental para a manutenção das mais diversas operações.

Observar a concorrência

Diante de tantas complicações, é necessário observar com atenção como os concorrentes estão lidando com todas as adversidades. Neste sentido, é importante avaliar quais as alternativas encontradas por outras organizações, para reduzir custos, aumentar a produtividade e ampliar o faturamento. Essas informações devem ser avaliadas e as melhores práticas, precisam ser implementadas, garantindo uma reação rápida. Além disso, criatividade e inovação são componentes básicos de uma gestão em tempos de crise.

Muitas vezes, é possível formar grupos de discussão, com representantes de várias empresas do mesmo setor, com a finalidade de realizar essa troca de experiências. O objetivo maior é assegurar a própria sobrevivência de alguns mercados.

Compreender o cliente

Em tempos de crise, a empresa é obrigada a revisar suas prioridades, reduzir despesas e alterar o planejamento. Entretanto, é preciso compreender que os clientes também vivem a mesma crise e precisam administrar os gastos pessoais com mais firmeza, para evitar o endividamento e a inadimplência.

Neste caso, a pesquisa de mercado se torna indispensável. Monitorar os hábitos de consumo de seu público-alvo é fundamental e em momentos difíceis, pode ser vital. Quando o orçamento está mais apertado, é natural que as pessoas tentem se ajustar a situação, buscando oportunidades de economia e assim, alguns produtos e serviços se tornam mais ou menos essenciais. Neste processo, certas marcas são beneficiadas e conquistam novos clientes e outras, prejudicadas, perdendo vendas.

Em momentos de instabilidade financeira, é mais complicado garantir a fidelização e perder consumidores regulares ou potenciais, passa a ser um imenso problema. Por isso, medir os níveis de satisfação deve ser uma prática constante, para que seja possível identificar tendências e preferências e assim, reorganizar as estratégias com eficiência.

Encontrar oportunidades para o negócio

Com uma boa pesquisa de mercado, direcionada aos hábitos de consumo, é possível entender o movimento dos consumidores e encontrar novas oportunidades para o negócio. A percepção de valor agregado, a relação custo-benefício aceita pelos clientes, a substituição de produtos e a migração entre marcas, são aspectos que devem ser estudados e servir como base para a tomada de decisões importantes. A descoberta de novos nichos e o desenvolvimento de outras linhas de produtos, estão diretamente relacionadas as necessidades dos clientes e por isso, é determinante contar com pesquisas assertivas.

Todas as crises produzem oportunidades e é pensando desta forma que as empresas conseguem encontrar maneiras de superar os desafios, durante as turbulências. Assim, a pesquisa de mercado deve ser vista como um excelente recurso, para uma gestão inteligente e orientada aos resultados, capaz de garantir o sucesso e a vantagem competitiva das organizações.

Em tempos de crise, a pesquisa passa a ser determinante para uma gestão eficiente, por isso, leia também: Entenda a importância da pesquisa na gestão de negócios

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