Em momentos de mercado de constante mudança de cenário, as palavras-chave para as empresas são “planejamento + adequação”. Isso porque a competitividade exige capacidade de mudança, e essa atitude já está bastante difundida nas organizações, grandes ou pequenas.
Diante desse cenário de frequentes transformações e cada vez mais competitivo, o caminho mais rápido e seguro para corrigir o rumo de uma organização e acelerar o alcance de seus objetivos é contratar uma consultoria empresarial.
Esses profissionais vão produzir um diagnóstico e propor um plano de ação, estratégias e táticas para apoiar o planejamento, estimular a inovação e o pensamento “fora da caixa”, corrigir os processos que não estão funcionando como deveriam na sua empresa. Continue a leitura e confira algumas vantagens que você terá ao contratar uma consultoria empresarial!

1. Relação de confiança

O primeiro ato de confiança é mostrar uma fragilidade: um problema interno da empresa, que você não conseguiu resolver com recursos próprios. O segundo ato de confiança é o de seguir as determinações dadas. O consultor é um conselheiro que vai lançar ideias para além de seu problema, então, suas propostas são valiosas também para outros aspectos da empresa.

2. Rapidez nos resultados

Fechado o contrato, o consultor tem prazos bem definidos e um foco bem estabelecido. Ele coloca toda sua energia em buscar as soluções para os problemas, o que deixa suas metas mais claras e controláveis.
Por ser especialista no problema em questão, o consultor tem muita experiência. E acumula conhecimento e recursos. Essa é a fórmula para diminuir o tempo para resolução e adaptação da sua empresa.

3. Renovação dos conhecimentos

O consultor não é um empregado de muitos anos de casa. Ele já trabalhou para outras empresas com um problema semelhante e traz delas novos ares e aprendizados. Além do que aprendeu, ele também traz uma visão externa, que não é viciada nas mesmas perspectivas da empresa.
Dependendo do assunto, o consultor deve levantar informações e tomar contato com os mais diferentes públicos de relacionamento da organização: desde sócios, gestores, colaboradores até clientes e prospects da empresa contratante. Isso resulta em atualização dos conhecimentos desses profissionais e na maior possibilidade de o problema não voltar.

4. Melhoria na tomada de decisão

Os consultores vão disponibilizar ferramentas para a sua tomada de decisão. São soluções mais objetivas, pois não existem as influências políticas e nem vícios preconcebidos da sua equipe. O trabalho é muito mais direto e focado, até porque a equipe se dedica a uma empresa por vez.
Também são mais ousadas. A partir de um olhar curioso e mais neutro, os consultores podem enxergar um cenário mais amplo do que a empresa, levantando questões nunca cogitadas.

5. Economia de recursos

Os consultores não possuem longos contratos empregatícios. Isso por si só já permite estabelecer prazos com muito mais clareza. Mas tem mais. Quando os resultados diários melhoram por conta da consultoria, as atividades da empresa ficam mais eficientes e menos caras. Ao longo do tempo, isso vai fazendo a diferença no balanço do negócio.

6. Melhoria na relação empresa-colaborador

O colaborador conhece as falhas dos processos. Quando a empresa contrata uma consultoria, o funcionário percebe que a direção está ativamente tentando resolvê-las, em uma cultura organizacional.
A contratação de uma consultoria mostra que a empresa deseja conhecer a fundo seus problemas. A primeira opção da gestão não é a de dispensar colaboradores para reduzir custos, mas investir para que essas falhas sejam resolvidas. Isso retorna no aumento da confiança da equipe, que se mantém motivada, e melhora o relacionamento da organização com seus colaboradores.
E você, o que pensa dos benefícios da consultoria empresarial? Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe conosco sua opinião e experiências! Aproveite para entrar em contato e aprender a escolher uma consultoria em pesquisa, planejamento e gestão .