As pesquisas de mercado estão efervescendo e transbordando características do consumidor 3.0. Através de dados quantitativos e qualitativos, elas atestam um resultado de exame “positivo” na identificação do perfil do novo consumidor.

É fato que o progresso e a popularização da internet geraram uma verdadeira revolução na forma de adquirir produtos e serviços, forçando o marketing e as empresas em geral a se adaptarem às pressas para atender ao consumidor 3.0. Nessa atmosfera, ele encontrou um solo fértil e propício para comandar, aprimorando e destacando seu poder de compra.

Mas como o consumidor 3.0 colabora, de fato, para mudanças significativas no mercado? É isso o que você vai desvendar com este artigo, e é bem provável que você também se descubra como um membro dominante nesta nova jornada.

A conexão do consumidor 3.0

O termo consumidor 3.0 deriva do Marketing 3.0, novas denominações que vêm sendo utilizadas pelos especialistas para caracterizar os processos de compra atuais online. Esse cliente, ávido por informações, serviu de referência para apontar as mudanças necessárias em prol da expansão do marketing digital.

Com isso, os velhos e curtos comerciais televisivos, panfletos ou ofertas de promoções por telefone passaram a não ter mais o mesmo efeito de influência, pois o consumidor 3.0 está conectado, faz compras pela internet ou utiliza a rede para pesquisar os produtos de interesse.

O comando desse consumidor está em suas próprias mãos: os dispositivos móveis. Com o próprio celular, dispositivos e aplicativos cada vez mais avançados, ele acessa com velocidade as informações, características dos produtos e melhores ofertas que influenciarão a decisão da compra.

Socialmente antenado

Neste novo ciclo, as redes sociais entram como aliadas, tanto do consumidor, quanto das empresas que ali encontram um meio atrativo de captar a atenção desse internauta. Hoje, o Brasil possui 60% mais tempo gasto em redes sociais que o restante do planeta, de acordo com o IBGE.

Tal liderança reforça a sensação de comando que o consumidor 3.0 estabelece com as companhias. Nas redes sociais, ele pesquisa a reputação da empresa, a qualidade do serviço, opina, reclama e ainda requer um retorno assertivo para voltar a fazer negócio e divulgá-la em seus perfis.

Além do celular, é como se as próprias corporações também estivessem, de certa forma, nas mãos do cliente moderno, enaltecendo seu papel decisivo.

Avaliação de ofertas

Tal poder recai também sobre os preços, visto que a facilidade do acesso às informações permite que o usuário ganhe tempo para pesquisar acerca do valor que mais se adequa ao seu bolso.

Não que isso seja tão importante no processo de decisão, pois ele ainda leva em conta os outros quesitos mencionados, como a reputação da empresa e a qualidade do produto.

Opinião compartilhada

Hoje em dia, é comum que as pessoas pesquisem na internet diversas soluções para situações e problemas enfrentados, até uma simples dor de cabeça, por exemplo.

Na hora de comprar, os problemas também são identificados e sanados ou não com base na opinião de outros usuários. Sendo assim, o comprador da web valorizará as experiências de outras pessoas dentro da rede.

Agora que você já entendeu como este perfil está mudando o mercado, leia também sobre o poder das mulheres nos processos de compra, clique aqui.