O entendimento do ciclo de vida do produto (introdução, crescimento, amadurecimento e declínio) é essencial para o sucesso de qualquer empresa. É uma tarefa árdua, sim, mas muito recompensadora! Tudo começa com a introdução um novo produto no mercado, o que exigirá várias pesquisas.

Basicamente, você deverá se informar para tomar as seguintes decisões:

  • Como será desenhado o fluxo do produto: o foco será em e-commerce ou em varejo físico? Seu cliente deve ir até o produto ou você iniciará o contato?
  • Como será a estratégia de precificação: iniciará com um preço mais baixo até conquistar o mercado ou com um preço mais alto para fazer promoções?
  • Quem será o cliente: ele prefere compras a prazo? Ele gosta de produtos inovadores ou tradicionais?

Essas perguntas são essenciais, visto que há, também, um tipo de cliente específico para cada fase do ciclo de vida do produto. Por exemplo, na introdução, há clientes inovadores, que almejam estar à frente de seu tempo, comprando novidades.

Sua empresa precisa de uma pesquisa para saber a fatia a qual esses clientes representam no seu mercado:

  • Qual tipo de novidade eles estão esperando do seu ramo?
  • A quais campanhas de marketing são mais responsivos?
  • Como eles aceitaram o produto?
  • Como avaliam sia embalagem?

Então, virão as próximas fases.

Crescimento

Uma vez que seu produto começa a obter lucro e a conquistar o mercado, novas preocupações surgirão. Você precisará, por exemplo, reconhecer seus concorrentes com propostas similares ao seu produto. Para tanto, é essencial que sua empresa faça pesquisas a respeito das marcas que estão no mercado.

Esse será, também, o momento de persuadir os novos consumidores, que, apesar de não terem uma característica de primeiros adotantes, estão dispostos a experimentar novos produtos e serviços no mercado.

As pesquisas, agora, serão úteis para avaliar o recall de sua marca na mente dos consumidores, o seu posicionamento no mercado e o benchmarking de seus concorrentes.

Maturidade

Quando um produto se torna maduro, há pouco a ser feito além de se expandir significativamente as vendas. Nesse ponto, o produto está próximo à fase de crescimento 0 ou insignificante .

O seu trabalho se centrará:

  • Em estudar quais são os nichos mais favoráveis a seu produto para iniciar campanhas cada vez mais segmentadas;
  • Em elaborar estratégias para atrair novos grupos de clientes.

Um tipo de cliente para se focar neste momento é o seguidor, que possui as seguintes características:

  • Só compra um produto já maduro no mercado e que ele já tenha experimentado;
  • Considera-se um consumidor muito racional e inteligente.

Por isso, elabore pesquisas sobre os fatores que ele considera importantes na hora de comprar um produto e faça campanhas que o levem a experimentar seu produto sem custos adicionais para ele.

Declínio

Se o seu produto atinge a fase de declínio, você precisará trabalhar diligentemente para maximizar os lucros fora das vendas. A pesquisa e a desenvolvimento de produto deverão ser eficazes em elaborar estratégias de corte de custos de produção. Afinal, se o seu produto está no mercado por muito tempo, os clientes fiéis podem ser sensíveis a quaisquer ajustes de preços. Você precisará determinar quão sensível é o seu mercado consumidor, a fim de perceber sua margem de manobra em relação aos preços.

Quando seu produto chega a um estágio de declínio, você também pode considerar iniciar estratégias de rebranding, por meio das quais você cria uma identidade totalmente nova a um produto antigo e cativa novos consumidores. Assim, é interessante iniciar pesquisas para investigar novas oportunidades de mercado, quais foram as expectativas não atendidas e quem é o novo público-alvo em potencial.

Antes de iniciar qualquer estratégia de reformulação da marca, você pode aproveitar a oportunidade para conquistar o comprador tardio, aquele que espera as promoções de queima de estoque para comprar.

Percebe como o processo de pesquisa de mercado, verdadeiramente, nunca termina? Durante o ciclo de vida do produto, você sempre precisará saber como negociá-lo de outras formas, como acompanhar a mudança no perfil dos clientes e como a sua concorrência se adapta ao mercado. Prepare-se!

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