A cultura organizacional desempenha um papel decisivo nas corporações e o próprio futuro da organização depende da harmonia entre o ambiente empresarial, seus colaboradores e todos aqueles que fazem parte de sua cultura.
Neste post você vai compreender de que forma a cultura organizacional impacta sua empresa e a atenção que você deve ter a esses aspectos para buscar o equilíbrio tão necessário no mundo dos negócios. Acompanhe!

A cultura organizacional ajuda a atingir metas

A cultura organizacional definitivamente não deve ser ignorada naquelas corporações que desejam o crescimento. Somente com colaboradores engajados, que se identifiquem com a cultura da empresa, é possível definir com precisão e alcançar com objetividade as metas delimitadas para o seu negócio.
Assim, a revisão da cultura organizacional — e de como ela é percebida pelos funcionários — deve ser um processo contínuo. Os ajustes poderão ocorrer para suprir a necessidade dos colaboradores e da empresa como um todo. Leve em consideração, também, que somente a remuneração não atrai ou retém talentos: é preciso que haja entendimento da cultura e identificação com a empresa.

A cultura organizacional apoia e sustenta processos de mudança

Outro exemplo de como a cultura organizacional pode impactar um negócio é a mudança de sistemas e processos. Empresas tradicionais e conservadoras podem ter problemas quando querem implementar alguma mudança, já que os funcionários não estão acostumados a isso e acabam não encontrando recursos ou referências para um comportamento mais cooperativo. Nesse cenário, a pesquisa interna pode ser uma forte aliada, identificando tendências e auxiliando a encontrar caminhos.
Empresas que estão constantemente mudando e que possuem ambientes inovadores e desafiadores, como é o caso do Twitter, por exemplo, estão mais propensas a aceitar e a cooperar para que grandes mudanças — que beneficiarão a todos — ocorram da melhor forma mais natural. Isso só acontece quando todos os colaboradores concordam com esse pensamento e sabem que mudar, em um ambiente competitivo, muitas vezes é questão de sobrevivência.

A cultura organizacional influencia clientes e fornecedores

Buscar e fidelizar clientes, além de procurar e manter bons fornecedores, são desafios diários de grandes corporações. Isso é fortemente influenciado por sua cultura organizacional e como ela é vista pelos envolvidos em seu ambiente empresarial.
Demonstrar a personalidade da empresa, ou seja, a razão pela qual ela existe, pode ser essencial junto aos consumidores e também poderá trazer, no caso dos fornecedores, importantes aliados para o seu negócio. Assim, é essencial para o negócio investir não somente na criação de uma cultura organizacional, mas também na sua divulgação.
Metodologias de pesquisa junto a clientes e fornecedores apoiam a gestão de processos de mudança, oferecendo indicadores de satisfação, fidelização e engajamento, permitindo o acompanhamento e monitoramento da percepção dos públicos de relacionamento da sua empresa.

A cultura organizacional gera engajamento dos melhores talentos

Para que sua empresa se destaque no mercado, além do engajamento também é preciso investir no talento e nas habilidades técnicas e desenvolvimento de competências de seus colaboradores. Dessa forma, será possível entender e adequar a sua organização aos diferentes tipos de perfil.
Empresas como a ALL, por exemplo, buscam reter os talentos premiando aqueles que oferecem ideias que melhoram o dia a dia por meio de ações simples. Não somente a ALL, mas também a Siemens, a Marcopolo e a 3M possuem essa política.
A título de exemplo, a ALL premiou um funcionário por causa de uma ideia que era utilizar os trilhos para além do transporte, servindo de ponte para infraestrutura de cabos. Todos os funcionários viram o resultado e o prêmio que ele recebeu, o que estimulou a todos na empresa.
Ao esperar o melhor dos funcionários, deve-se, obrigatoriamente, buscar também o máximo de sua empresa, como uma cultura bem definida — e flexível, quando necessário — que busque suprir não só necessidades financeiras, mas de reconhecimento e crescimento dentro da estrutura empresarial. Somente com o equilíbrio entre esses elementos será possível atrair e reter talentos e engajar pessoas.
Neste post você viu os impactos da cultura organizacional em uma empresa, que podem auxiliar em diversos aspectos a sua gestão. Percebeu como melhorar o atingimento de metas, promovendo êxito na mudança de sistemas e processos, influenciando clientes e fornecedores de forma decisiva, além de conseguir a tão necessária engajamento dos talentos da sua organização..
E na sua empresa, como funciona a cultura organizacional? Você tem alguma tática ou método que gostaria de sugerir? Procure mapear a cultura organizacional da sua organização e deixe o seu comentário!