A jornada do cliente é o processo de investigação ativa que busca mapear cada passo de interação do cliente com a marca até o momento da compra. Em poucas palavras, é tudo o que alguém precisa fazer antes de decidir se deve ou não comprar o produto ou contratar o serviço de determinada marca. Entende por que é tão importante?

Com a Internet, a maioria dos seus clientes está encontrando por conta própria as informações que precisa para tomar sua decisão de compra. Esses clientes se decidirão previamente, de modo que dificilmente chegarão até você com dúvidas ou receios.

De acordo com o Sales Leadership Council Research, 57% dos consumidores já têm uma decisão formada sem precisar entrar em contato direto com nenhuma empresa.

Logo, você deve encontrá-los onde eles estão em busca das informações. E como fazer isso? Por meio do entendimento de seus clientes! Assim, você será a pessoa a oferecer aquela informação que o consumidor tanto quer, atraindo-o mais facilmente para a venda.

Portanto, forneça-lhes um conteúdo valioso que ajude no processo de decisão.

Qual a importância da jornada do cliente

É simples de entender. Ao fornecer valor e respostas em cada etapa da jornada, você é capaz de orientar os clientes para tomar uma decisão e, se for uma estratégia bem-feita, eles decidirão comprar de você.

Dessa forma, evitam-se os erros de abordagens mais tradicionais, como a espera até que os clientes estejam prontos ou fazer um discurso de vendas exagerado e intrusivo.

Assim, você pode dar-lhes exatamente o que precisam em cada etapa e ajudá-los a se mover em sua direção. Uma analogia seria o funil de vendas, em que você direciona o conteúdo conforme o nível que o usuário se encontra.

Pode-se dizer, então, que a jornada do cliente deve ser revestida de estratégia de inbound marketing, de modo a atrair e conquistar, aos poucos, o público-alvo.

É importante ressaltar que, para compreender a jornada do cliente, é preciso definir corretamente o público-alvo, fazendo pesquisas mercadológicas e de satisfação para entender seus anseios e problemas.

Estágios da jornada do cliente

Há três estágios da jornada do cliente: consciência, consideração e decisão.

1. Estágio de consciência

Nesta fase, um potencial comprador está apenas realizando pesquisas, movido por um desejo ou necessidade de um produto e/ou serviço. Esse é o ponto em que é mais provável que o usuário digite termos de pesquisa no Google para entender claramente o que está procurando.

Acima de tudo, esse é o lugar em que uma estratégia de SEO eficaz desempenha um papel importante no marketing digital para que a sua empresa apareça nos resultados de pesquisa relevantes.

A maioria dos potenciais compradores nesse estágio está buscando informações neutras para responder a perguntas ou resolver os problemas que tem ou possa vir a ter. Para pensar em uma gestão corporativa eficaz, é importante reconhecer esse tipo de mentalidade de consumo e fazer com que suas comunicações de marketing forneçam soluções, ideais e propósitos.

2. Estágio de consideração

Sabendo o que está buscando, o consumidor procura por opções que atenderão às suas necessidades. Você ainda está entregando informações que fazem com que o seu comprador saiba mais sobre o tema e construa a motivação de concretizar a compra.

Sugestões para a etapa são: comparação de produtos e serviços, manuais de como encontrar tal resposta, infográficos, podcasts e vídeos ajudam o consumidor a ter mais noção de como resolver o seu problema, de maneira mais direta.

3. Estágio de decisão

Agora que o potencial comprador está avaliando sua decisão de compra como um lead qualificado, é imperativo que a equipe de marketing crie conteúdo com um objetivo em mente, para seduzir ainda mais esse cliente em potencial. Durante essa fase, recomenda-se incluir o seguinte em sua estratégia de marketing:

  • Depoimentos de clientes ou estudos de caso;
  • Oferecer um download de teste gratuito;
  • Contar a história da sua marca.

Percebe-se então o quanto a jornada do cliente é importante para mapear as necessidades e os estágios de venda do cliente.

Ao aplicar corretamente essas etapas, o consumidor é guiado e direcionado para encontrar o cerne do seu problema e saber como resolvê-lo eficientemente, com simplicidade e rapidez.

A Oficina da Estratégia por meio de técnicas de pesquisa qualitativas como consumidor oculto e observação de compra apoia as empresas no mapeamento da jornada do cliente.

E então, gostou do nosso conteúdo sobre a jornada do cliente? Ficou ainda alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Oficina da Estratégia?