Você sabia que a pesquisa online pode ser uma grande aliada na sua estratégia de negócios?
Todo gestor deve reconhecer que a tecnologia é responsável por avanços que podem fazer toda a diferença para o sucesso das empresas. Uma das maiores conquistas é, sem dúvida, a internet e todas as facilidades e oportunidades que ela traz. Entre essas oportunidades, devemos citar a pesquisa online como uma das mais importantes e relevantes.
A possibilidade de conhecer a fundo o comportamento do consumidor, utilizando as informações em favor do crescimento da empresa, é um grande diferencial. E a pesquisa online tornou esse processo muito mais acessível, veloz e possível para um número cada vez maior de empresas.
Infelizmente, existem ainda alguns mitos em torno do assunto, e muitas empresas têm perdido a chance de realizar uma boa pesquisa em função de uma visão equivocada da ferramenta. Neste artigo, vamos discutir quais são os maiores mitos em relação à pesquisa online, mostrando por que são totalmente equivocados. Acompanhe.

A internet não é representativa

Esse é um dos maiores mitos em relação à pesquisa online. Muita gente acredita que não é possível encontrar na internet perfis diferentes de consumidores, características distintas que tornem o resultado de uma pesquisa realmente representativo.
Entretanto, a tecnologia permite que uma boa pesquisa encontre sim a representatividade, por meio de mecanismos que garantem a participação dos mais diversos perfis da sociedade, oferecendo valiosas informações para a empresa, que podem e devem ser usadas de forma eficiente para o desenvolvimento.

O meu cliente não está na internet

Essa é a fala padrão de quem não quer investir em uma pesquisa online. É claro que existem grupos sociais mais e menos propensos à utilização da internet, mas nos dias de hoje é possível encontrar usuários dos mais diversos perfis.
Em alguma medida, é inevitável que o seu cliente esteja na internet, e a tecnologia vai permitir que ele seja encontrado.

As pessoas mentem na internet

Na verdade, a lógica é completamente inversa. O anonimato e a segurança das informações passadas virtualmente fazem com que as pessoas se sintam muito mais à vontade para oferecer dados verdadeiros e precisos.
Além disso, a ausência de interação entre entrevistador e entrevistado faz com que o foco seja sempre na pesquisa em si, convidando os respondentes a se envolverem mais, dando informações mais completas e reais.

Não é possível conhecer o entrevistado

Mesmo que não se tenha os dados pessoais do entrevistado, as pesquisas online contam com plataformas e ferramentas muito modernas, que recolhem as informações que são de fato relevante para o empreendedor, compilando os dados sobre comportamento de consumo, preferências e etc.
Em outras palavras, tudo o que é fundamental se conhecer sobre o seu público, é possível por meio de uma boa pesquisa online.
A pesquisa online é uma ferramenta muito útil quando bem utilizada pelas empresas, sendo capaz de fornecer informações precisas e fundamentais para a organização. Contar com profissionais experientes e especializados para estruturar e acompanhar o processo, por exemplo, faz toda a diferença.
E você? Já utilizou a pesquisa online na sua empresa? Quais foram os resultados? Compartilhe conosco a experiência, é só postar um texto nos comentários.