O planejamento estratégico empresarial é a atividade mais importante que rege as tomadas de decisões de gestores e empreendedores. É por meio dele que as empresas fazem investimentos, contratações, compras e tantas outras atividades que requerem decisões firmes no dia a dia dos negócios. Essas decisões precisam e devem ser alicerçadas em fontes seguras de informação.

Pesquisa e planejamento — uma dupla de sucesso

Planejar é pensar antes, tomar decisões no presente que terão resultado no futuro. Conforme Peter Drucker: “Planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com um futuro de decisões presentes”.

Por isso mesmo, planejar requer uma visão de longo prazo e um compromisso real com as direções escolhidas. Ao se planejar estrategicamente, a empresa alia o ato de planejar às suas diversas possibilidades, tais como localização, mão de obra, qualificação técnica, grau de investimento, tecnologias disponíveis e gestão do conhecimento. Ela pode planejar somente com base no que tem, na sua realidade. Poderá haver mudanças futuras, porém, é com as suas possibilidades reais que a empresa pode contar.

A empresa mostra então que tem conhecimento de si mesma e das suas possibilidades. Mas e quanto ao ambiente externo? O que dizer do mercado, com as suas nuances que são dinâmicas e estão em constante mudança? A resposta está lá fora e é hora de pesquisar.

Pesquisar é abrir-se para o novo, para novas informações e outros pontos de vista. É se posicionar perante o mercado para conhecer suas expectativas, demandas, gostos, preferências, reclamações e aprovações. É nesse âmbito de novidades que a empresa encontrará as oportunidades e as ameaças ao seu negócio. Ao pesquisar, a empresa se dispõe a reunir dados e informações valiosas sobre o rumo empresarial a que se destina.

Como pesquisar para um bom planejamento estratégico

A pesquisa traz à empresa caminhos seguros e claros no traçado do seu planejamento estratégico. Para tanto, a empresa seguirá alguns passos: em primeiro lugar, a coleta de dados. É hora de reunir a maior e mais confiável quantidade de dados relativos aos temas em questão. São formulados questionários, entrevistas, pesquisas de campo e tantas outras ferramentas tecnológicas para possibilitar a avaliação de potenciais clientes, fornecedores, leis, regras de qualificação, oportunidades e riscos.

Os dados coletados são então processados para uma validação que os transformará em informações estratégicas. É importante que especialistas possam fazer esse trabalho de validação para que não se percam potenciais oportunidades. Atualmente, existem programas como o SAD (Sistema de Apoio à Decisão) que auxiliam o gestor na tomada de decisão a partir de dados coletados.

Com os dados coletados transformados em informação, os gestores poderão trazer à atividade de planejamento uma maior clareza que os levará um passo à frente dos concorrentes na visão de mercado. É o que chamamos de Inteligência Competitiva. Algumas empresas são apenas reativas, isto é, apenas reagem a comportamentos de clientes, reclamações, demandas. Mas as empresas que utilizam a Inteligência competitiva para traçar as suas ações de planejamento, com certeza, se tornam ativamente bem posicionadas no mercado.

Agora que você sabe a importância de um bom planejamento estratégico, que tal ler nosso post de como transformar informação em ação?