Quem quer ter sucesso nos negócios precisa conhecer muito bem seu mercado, características e influências. E a fim de conseguir essas informações, é preciso uma pesquisa de mercado para coletar dados.

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, coletar informações é um trabalho que deve ser feito minuciosamente e com forte planejamento, iniciando-se com um briefing. Mas afinal, o que é e como elaborar um briefing para ter sucesso em uma pesquisa de mercado?

O que é o briefing de pesquisa de mercado?

Antes de começar a coleta de informações do mercado, é preciso ter informações básicas para poder delimitar o ponto de partida e saber aonde se quer chegar. Para isso é preciso elaborar um documento chamado briefing: um resumo das informações básicas e preliminares para se dar início a um projeto.

O briefing tem enorme importância nessa etapa primeira, que direciona o projeto. É nele onde se encontram as informações sobre a empresa, o produto, os concorrentes e outros dados que podem ser úteis para alcançar os objetivos traçados.

A pesquisa de mercado é um complemento desse briefing, onde é definido o mercado e suas características principais, possibilitando-se a melhor definição do público-alvo e de como sua empresa poderá atingi-lo.

O que o briefing precisa conter para uma pesquisa de mercado?

O planejamento de uma pesquisa de mercado deve-se iniciar com o seguinte questionamento: a quais respostas preciso chegar? A partir disso, é possível criar as perguntas corretas e obter respostas mais adequadas. Os elementos iniciais contidos no briefing de pesquisa de mercado são de suma importância para fazer tais questionamentos, possibilitando a análise do que precisa ser descoberto para melhorar seus resultados.

Em tempos de crise, por exemplo, com a pesquisa de mercado é bastante possível encontrar melhores formas de atuar e encontrar uma solução para manter seus rendimentos, captar sua clientela e vender mais. Assim, vão-se encontrar problemas que ainda não foram localizados e pensados pela empresa, ameaças, oportunidades e até mesmo as melhores maneiras de gerir seus negócios.

E é por esses motivos que é extremamente importante saber o que o briefing precisa conter antes de iniciar o seu planejamento de pesquisa.

Como elaborar o briefing?

Em princípio, saiba que não existe uma receita única para seguir e ter um briefing de sucesso, pois este é um documento individual da empresa. O ideal é adaptar as informações relevantes e criar um briefing adequado para a sua organização.

A partir desses dados básicos, você será capaz de julgar e analisar o que será importante para seus negócios e aquilo que pode ser desconsiderado, ao menos no momento.

Na elaboração geral do briefing ele precisa conter informações importantes e cruciais, como o ramo de atividade da empresa, seus principais produtos, incluindo características, produção e outras informações relevantes, histórico da empresa, o posicionamento e a imagem que ela já possui no mercado.

Números também são importantes, como por exemplo, a quantidade de clientes atendidos, a prospecção, produção diária e mensal, a demanda atendida, capacidade máxima de produção, faturamento, região que a empresa abrange, seus concorrentes diretos e indiretos, e outras pesquisas feitas anteriormente.

Ele também poderá conter outros dados que sejam relevantes para análise.

O briefing é um documento importante e adaptável de acordo com a empresa, por isso ele não possui uma receita básica para ser produzido. A partir dessas dicas, analise o que é importante conter no briefing de sua empresa. Com isso sua empresa já terá um documento para analisar e encontrar os questionamentos ideias para dar início à pesquisa de mercado.

Que perguntas deve conter o briefing?

A fim de elaborar um bom briefing, há algumas perguntas que são modelares. Elas podem ser divididas em tópicos de interesse ou abrangência. Veja a seguir alguns exemplos:

1) Histórico

– Como funciona o seu mercado de atuação?

– Conte-nos um pouco sobre a sua empresa/marca/produtos/serviços.

– Cite outras informações relevantes.

2) Objetivo(s) da Pesquisa

– Quais são os objetivos da pesquisa?

– Qual é o problema que a sua empresa está enfrentado no momento?

– Qual a necessidade que sua empresa possui para contratar um projeto de pesquisa?

– O que você espera ver resolvido depois da pesquisa?

– Quais perguntas a pesquisa deve responder?

3) Padrão de Ação

– O que sua empresa fará com o resultado da pesquisa? Quais ações serão tomadas a partir do resultado da pesquisa?

4) Questões Específicas (ou Áreas de Investigação)

– Existem informações específicas que sua empresa precisa obter com a pesquisa? Cite-as. (Por exemplo, se o preço está adequado frente aos concorrentes?)

5) Público-Alvo

– Quem deverá responder a pesquisa? Qual é o seu público de interesse?

– Descreva o perfil desse público.

– Existe uma estimativa da amostra (número de pesquisados)?

6) Áreas Geográficas

– Quais cidades o estudo deverá cobrir?

7) Limitações de Prazo e Custo

– Existe uma verba de investimento definida para o projeto? Qual?

– Existe um prazo de execução definido para o projeto? Qual?

Ainda tem dúvidas do que o seu briefing precisa conter? Traga suas dúvidas nos comentários. Quem sabe podemos ajudá-lo?