Cap.3 –  Somos capazes de emocionar outros com a história da nossa marca ?
Para finalizar, Martin abordou a similaridade entre marcas e a religião.
Porque adoramos marcas ? Como explicar um americano que percorre participando de todas as inaugurações de lojas Apple no mundo ? E as pessoas que tatuam a marca e seus símbolos pelo corpo ?
Um estudo conduzido pela equipe do autor descobriu que, ao visualizar imagens de marcas adoradas e imagens religiosas, a mesma área do cérebro é ativada….

O autor citou alguns pilares que definem uma religião e que também estão amplamente correlacionados com as marcas de grande expressão no mundo:

§ Capacidade de contar histórias
§ Ter um inimigo definido
§ Símbolos
§ Rituais
§ Senso de pertencer
§ Uma visão clara

Achei bem interessante a colocação do inimigo. Segundo o autor “os inimigos definem quem somos e quem não somos”. Os exemplos clássicos de Pepsi versus Coca-Cola e Apple versus Microsoft foram explorados com base neste princípio.
Normalmente as empresas preferem não ter inimigos e buscam atuar em mercados onde haja espaço para todos. Segundo o autor, quem não tem inimigo, dificilmente desenvolve uma marca forte.
Outro ponto defendido pelo autor é o desenvolvimento colaborativo. Segundo ele o formato de desenvolvimento de novos produtos e serviços distante do consumidor tem seus dias contados. Ao criar um processo de planejamento interativo, as empresas já envolvem os “defensores de sua marca” desde o início do projeto. Além de um produto mais adequado, ao ser lançado já é conhecido e desejado pelo público, graças à forte comunicação boca-a-boca que se estabelece. E as redes sociais ajudam a disseminar.

O autor ainda enfatiza a importância de se criar um processo sistemático para que as empresas realmente conheçam seus clientes. Assim, técnicas de observação do comportamento de compra devem ser cada vez mais exploradas e utilizadas pelas empresas.
Empregue seu cliente !

Passe, pelo menos, dois dias com usuários de seus produtos !

Observar a realidade com ela é pode nos dizer muito sobre nossos produtos e serviços.