Cap.1 -Sua empresa tem um som característico associado à sua marca?
Estive no Fórum HSM de Estratégia assistindo à palestra Buy-ology, de Martin Lindstrom. Para quem já leu o livro, o conteúdo não trouxe muitas novidades. Entretanto o tema é fascinante e sempre surgem novos insights.

A máxima de que as pessoas não conseguem ter completo domínio sobre o relato do seu processo de compra está cada vez mais claro. E os estudos da Martin comprovam este fato através do mapeamento do cérebro humano exposto a estímulos de compra. Porém, durante a apresentação, o autor complementa suas conclusões com o uso de várias técnicas de pesquisa, demonstrando a importância do uso adequado das metodologias voltadas para o entendimento do comportamento…

Um dos pontos enfatizados pelo autor foi o conceito de Marcador Somático, que nada mais é do que criar diferenciais efetivamente perceptíveis para seu público-alvo. O autor explorou o uso dos sentidos, demonstrando, em seus estudos de mapeamento do cérebro humano, os efeitos gerados. O uso do som associado à visão ativa, no nosso cérebro, as partes relacionadas à recompensa, atenção e memória. Um dos experimentos relatados foi a associação de música à compra de vinhos. Ao colocar uma música francesa no ambiente, a loja registrou maior venda de vinhos franceses. Quando trocaram a música para um ritmo alemão, o vinho desta nacionalidade foi o mais vendido.

Quem não conhece a som da Intel, da Apple, do filme Tubarão?
Uma curiosidade comentada foi que no filme Wall-E, o robô mais moderno emitia o som dos computadores da Apple, ao ligar. Propaganda sem logomarca.