Cap.2 -Vocês já desmembraram sua marca ? Quantos elementos podem ser associados à sua marca ?
Outra discussão interessante foi a respeito da decomposição da marca de uma empresa.
Muita atenção é dirigida à logomarca da empresa e procuramos inserí-la em todos os materiais de comunicação.
O autor mostrou exemplos como o Mc Donald’s que já identificaram 19 componentes associados a sua marca, entre eles o formato do teto, as cores vermelho, amarelo e branco, as listras, o formato do hambúrguer e da embalagem da batatinha frita, a bota do personagem. Todas estas imagens remetem à marca, subliminarmente…

Outro exemplo foram alguns comerciais da Coca-Cola onde não aparece a logomarca, mas o símbolo (a garrafa da Coca-Cola) em objetos e imagens de cada cena. No final você realmente fica com vontade de tomar uma Coca-Cola, sem saber se o filme é realmente desta marca.
E os fones de ouvido da Apple ? Anteriormente todos os fones de ouvidos eram pretos. A Apple criou o fone de ouvido branco e associou mais um elemento à sua marca.
Esta decomposição da marca e a identificação de elementos associados permite ampliar o envolvimento emocional da marca com o seu público. Tudo comprovado pelos estudos de mapeamento do cérebro !