A Pesquisa de Avaliação das Áreas de Apoio é uma metodologia desenvolvida pela Oficina da Estratégia para mapear a imagem destas áreas junto aos seus clientes internos e junto à própria equipe, identificando os pontos fortes da relação, as oportunidades de melhorias no relacionamento e os gaps de percepção entre o cliente e a equipe.
No projeto desenvolvido junto à equipe jurídica da Bunge em 2013, a partir do resultado da avaliação, a Oficina da Estratégia conduziu um workshop, com toda a equipe, para apoiar a construção de um plano de ação para 2014.
A combinação de dinâmicas comportamentais, desenvolvidas com base no modelo de processo de trabalho em grupo criado pelo NPI (Nederlands Pedagogish Institute), instituto fundado pelo professor Bernard Lievegoed, somada à metodologia de Rodas de Conversa, desenvolvida pela Oficina da Estratégia com base nos conceitos do World Cafe e Investigação Apreciativa, permitiu que toda a equipe efetivamente se apropriasse dos resultados e sentimentos gerados a partir da pesquisa, e trabalhasse, de forma colaborativa para criar um plano de ação que realmente fizesse sentido para a área.
A pesquisa nos deu um melhor entendimento da percepção de nossos clientes internos em relação aos serviços prestados e da postura da área e, serviu como ponto de partida para a construção do nosso plano de ação, tudo com o apoio da Oficina da Estratégia. Entendemos que este foi o primeiro passo em busca do nosso objetivo maior, a excelência operacional. Foi um processo diferente de tudo que já tínhamos feito e propiciou uma maior interação dentro do grupo e do grupo com a empresa.” Fernando Zanetti, Diretor Jurídico e de Compliance da Bunge Brasil.
Ficamos muito felizes com o resultado do workshop e com a evolução do grupo durante o processo. Pudemos observar, com clareza, a mudança do perfil da equipe, de espectadores de um resultado de pesquisa para protagonistas na construção do futuro da área”, relata Eveline Jannarelli, sócia-diretora da Oficina da Estratégia.”
Observamos que muitas organizações, apesar do alto investimento em pesquisa, muitas vezes não utilizam este material como fonte para o processo de planejamento e construção de planos de ação. Desta forma, não é raro encontrarmos grandes estudos e projetos de pesquisa “engavetados” nas empresas ou compartilhados com um pequeno grupo de trabalho.
Nossa proposta é transformar as informações e dados coletados, a partir dos projetos de pesquisa, em uma poderosa ferramenta de gestão e planejamento, onde os resultados futuros efetivamente ajudem a medir a evolução das ações realizadas.
Falando especificamente das áreas de apoio nas organizações, podemos encontrar Centros de Soluções Compartilhadas (CSCs) estruturados ou atuações independentes, dentro de cada negócio, sempre com o objetivo de atender às necessidades das áreas da atividade-fim, garantindo o alinhamento com as diretrizes institucionais da organização. Um dos grandes desafios das áreas de apoio é racionalizar os processos, trazendo velocidade às operações e ganhos de competitividade, liberando as unidades para focar no resultado do negócio.