No mundo corporativo é muito comum nos depararmos com pesquisa internas que buscam medir o engajamento dos seus funcionários. Já é comprovado que quanto mais motivada a equipe, melhor os resultados obtidos em toda a cadeia de valor da empresa; da relação com os fornecedores, passando pelo canal de distribuição e chegando até o consumidor final.
Segundo Carter e Underwood, em seu livro O Princípio da Significância, “a força motriz básica do comportamento humano é o desejo de ser aceito, compreendido, apreciado e reconhecido”. Em outras palavras podemos afirmar que todas as pessoas buscam o reconhecimento, desejam e esperam ser alguém significativo.
E quando falamos do consumidor ? Como podemos aplicar o conceito de “engagement” para criar relações duradouras com esse público ?
Com o advento da internet e das redes sociais, muitas empresas já estão se preparando para gerar maior engajamento de seus consumidores com a marca por meio de um processo de cocriação. De acordo com Francis Gouillart, cocriação é quando os consumidores sugerem um produto e são envolvidos no processo dentro da empresa para desenvolvimento do produto sugerido. Como que a empresa terceirizasse alguns dos passos do desenvolvimento usando recursos colaborativos (wiki) que são os consumidores.

Segundo o autor, as empresas perdem muito em não usar o consumidor como recurso no desenvolvimento ou aprimoramento de produtos pois, na grande maioria, estão dispostos a colaborar gratuitamente e, de fato, são os maiores conhecedores da usabilidade do produto.
Entretanto, esse processo de cocriação não deve se limitar aos consumidores. Os funcionários também são uma grande fonte de informações. E, se estivermos falando de uma empresa onde o grau de engajamento é alto, além do orgulho de fazer parte da organização, teremos o comprometimento efetivo para que as ações se concretizem.
Segundo Ramaswamy, em artigo publicado pela revista Strategy & Leadership: “Tornar-se uma organização de cocriação de valor significa mudar a natureza do envolvimento e dos relacionamentos entre a administração e seus funcionários, e entre eles e os cocriadores de valor: clientes, acionistas, sócios ou outros funcionários”.
Assista o vídeo sobre o assunto:

Para mais informação leia o artigo publicado pela HSM:
http://www.hsm.com.br/editorias/2011-o-desafio-da-cocriacao-para-o-marketing