forma e conteudo
Convido você a parar alguns minutos para refletir sobre a trajetória da sua carreira, os ciclos e etapas percorridas. Em quais momentos o conteúdo foi a sua prioridade? Como você foi dando forma aos conteúdos adquiridos? Esta combinação entre conteúdo e forma me parece ser uma das variáveis que nos ajuda a encontrar nosso lugar único no mundo. No texto abaixo segue uma reflexão sobre o meu caminho para, quem sabe, ajudar você a desvendar o seu.
Sempre fico maravilhada com as possíveis conexões que podem ser feitas quando nos dedicamos em aprofundar nossos conhecimentos, com o intuito de nos auto-desenvolvermos.
Recentemente, no nosso encontro mensal para estudo da Biografia Humana e os ciclos biográficos de Rudolf Steiner, refletimos sobre os princípios da forma e movimento, retratados no livro Cartas Estéticas, de Schiller. Olhando para as nossas biografias, as questões que surgiam estavam ligadas a integração destas duas forças: o excesso de movimento, podendo nos perder na experimentação e, por outro lado, o excesso da forma, engessando, restringido demais nossa atuação no mundo.
Fazendo uma analogia com conceitos da linguagem e do mundo artístico, temos os princípios da forma e conteúdo. Na filosofia da linguagem, como sintetiza Rudolf Arnheim, “forma é a configuração visível do conteúdo“. Kandinsky também discute essa questão. Para ele, “a forma é a expressão exterior do conteúdo interior”. Para Pareyson “o conteúdo nasce como tal no próprio ato em que nasce a forma, a forma não é mais que a expressão acabada do conteúdo.”
Assim, o invisível do conteúdo só se torna visível pela forma. Forma e conteúdo são, assim, intimamente conectados, inseparáveis.
Fazendo um paralelo deste conceito com o tema carreira, parei para refletir sobre a construção da minha carreira e gostaria de compartilhar com vocês alguns insights, pois acredito que muitas pessoas também vão se identificar com esta busca pelo equilíbrio entre forma e conteúdo na construção das suas.
A graduação em Administração de empresas, os cursos de extensão, o mestrado em Psicologia, a Formação de Coaches são os registros da minha busca por um conteúdo. Um conteúdo multidisciplinar, capaz de despertar novas conexões e insights frente às questões organizacionais e dos indivíduos.
Já a experiência no mundo corporativo, vivida a partir de ciclos e etapas consistentes, me permitiram dar forma ao conteúdo aprendido, transformando conhecimento em prática e ações concretas. Foram mais de 15 anos de construção de uma sólida carreira na mundo corporativo e, na sequencia, mais 07 anos como sócia-fundadora da Oficina da Estratégia, uma consultoria de planejamento, pesquisa e gestão, que me possibilitou expandir a atuação no mundo, conectando os conhecimentos da graduação em Administração, da experiência em Marketing e do conteúdo adquirido no mestrado em Psicologia. Junto com a experiência de consultoria, tenho vivenciado o mundo acadêmico. O exercício de ensinar e aprender, continuamente também ocuparam um espaço importante neste equilíbrio entre forma e conteúdo.
Nesta trajetória não posso esquecer da experiência mais profunda e transformadora na minha vida, que foi a maternidade. A chegada do meu filho foi um grande divisor de águas, que me desafiou repensar as formas que eu estava colocando meu conteúdo no mundo. Sentia que as formas que antes faziam todo sentido, começavam a parecer “camisas de forças”, que “engessavam” as minhas possibilidades de atuação.
Com a Formação de Coaches pelo Instituto Ecosocial em 2013, novas possibilidades se abriram. A atuação como Coach Executivo e de Carreira, na Career Center, os projetos em parceria com empresas da área de Educação e a participação no grupo de estudos sobre gêneros e o mundo corporativo no Insper, consolidaram minha atuação em projetos voltados ao desenvolvimento de indivíduos e organizações.
Mais uma vez novos conteúdos começam a gerar o impulso para novas formas. E assim o ciclo se repete, possibilitando nos reinventarmos a cada fase.
Acredito que este seja um dos principais motivos pelo qual a Formação em Coaches fez tanto sentido na minha vida e, que hoje, completa minha visão como profissional e consultora. Apoiar as pessoas e as organizações a se conhecerem melhor, buscando compreender os estágios e ciclos de vida, tomando decisões conscientes sobre os próximos passos, seja na carreira, seja na vida pessoal, traduz a constante busca da humanidade pelo equilíbrio entre forma e conteúdo.