Pode não parecer, mas saber regar é uma arte.
Não pode colocar água demais. Se você coloca muita água, por mais esforço que faça, a planta não consegue absorver tudo. Assim a terra encharca e a planta morre. Água demais “afoga” as raízes que também precisam de ar.
Se você esquece de colocar água, a planta vai buscar sobreviver com a água que tem em suas reservas, mostrando seu sofrimento aos poucos, esperando que você perceba e a resgate. Basta um pouco de água !!!
Tem gente que planta um monte de semente e depois não consegue regar todas. Tem gente que coloca todas as suas expectativas em uma única sementinha, e rega tanto, que a coitada se “afoga”.
Então plante uma quantidade de sementes que você dará conta de regar. E quando ficar pesado para você cuidar de muitas plantas, olhe ao seu redor. Quem sabe não tem alguém esperando uma para cuidar ? Uma outra pessoa pode dar continuidade ao exercício diário de regar uma planta, com todo ou mais amor do que você dedicou.
Regar todo dia, na mesma quantidade, é uma regra?
Não !!!
Se os dias estiverem quentes e ensolarados sua planta vai precisar de água com maior frequência. Se os dias estiverem úmidos, não precisa regar todo dia.  Basta você observar sua planta. Ela vai te dar sinais.
Regar exige disciplina, atenção, observação, cuidado, carinho, perceber o outro, visão sistêmica. Saber regar exige habilidades específicas, além de ser um exercício diário.
E se o que dizem sobre os hábitos, que bastariam 21 dias de uma atividade repetida para que ela se torne um hábito, for realmente verdade, ao aprender e praticar regar, estaremos desenvolvendo competências fundamentais para uma vida saudável e plena.
Quem sabe regar uma planta, sabe cultivar pessoas, relações, carreiras, sentimentos, potencialidades.
Sabe construir redes de relacionamento sólidas.
Sabe esperar o tempo necessário, nem mais, nem menos.
Sabe reconhecer os sinais de que sua planta está morrendo por falta ou excesso de água.
Nos dias de hoje, em que vivemos o tempo das urgências, o tempo da falta de tempo, o tempo do aqui e agora, o tempo das multitarefas, o tempo das multifaces, o tempo líquido, quem sabe não esteja nos faltando aprender a regar ?