Quando falamos do tema gestão de empresas, naturalmente aparecem grandes obstáculos com os quais gestores precisam lidar. Um deles é gerir de forma eficiente os recursos humanos, administrando inúmeras pessoas e projetos ao mesmo tempo. Esse tipo de desafio está cada dia mais árduo, pelo simples fato de as empresas necessitarem de uma diversidade de colaboradores que se intensifica a cada período.

Quer saber um pouco mais sobre como lidar com os desafios da gestão de empresas? Acompanhe o post e entenda como!

A gestão de pessoas

Ao lidar com a diversidade na formação de equipes, é preciso que os gestores estejam atentos às diferenças quanto à formação educacional, conflito de gerações, visão de mundo distintas, valores pessoais, entre outros itens. Um bom exemplo é ter de conciliar o convívio entre pessoas já estabelecidas há muito tempo na empresa e colaboradores pertencentes à geração Y.

A geração chamada Millenials tem características bem particulares: uma delas é a necessidade de cada vez mais se comunicar de forma instantânea. Nesse sentido, a gestão de empresas pode tomar esse ritmo, e o líder deve encontrar ferramentas que possam atender tanto às expectativas dessa parcela da equipe quanto manter a produtividade e qualidade do time como um todo.

Essa realidade nas empresas

Com a ascensão da geração Y, as empresas estão cada dia mais tomadas pela diversidade, que acaba por alavancar a necessidade de revisão tanto no trato com as pessoas como nos processos.

Há diversas ferramentas de gestão empresarial que podem ser aplicadas no dia a dia, facilitando o papel do gestor que precisa lidar com toda essa diversidade. Veja, abaixo, alguns desses recursos.

Pesquisas para vencer os desafios na gestão de empresas

Uma das principais ferramentas para a ótima gestão é a utilização de metodologias de pesquisas. Por meio desse recurso, é possível analisar fatores que, de certa forma, influenciam o andamento das atividades, tais como: o ambiente, a infraestrutura e as necessidades de seus colaboradores.

Esse tipo de avaliação pode auxiliar a gestão da empresa em decisões que vão gerar maior produtividade. Listamos 3 pesquisas que qualquer empresa pode aplicar:

Pesquisa de Clima Interno

Essa pesquisa aponta a percepção dos colaboradores sobre a empresa como um todo. Nela são analisados fatores que fazem parte do dia a dia da relação entre empresa e seu público interno, tais como condições de trabalho, desenvolvimento profissional, avaliação da liderança, grau de envolvimento dos colaboradores, orgulho em pertencer, comunicação interna, entre outros. Também são analisados fatores que indicam como está a convivência entre os próprios colaboradores. O cruzamento de informações e o comparativos do resultado da pesquisa com anos anteriores oferece indicadores claros da trajetória do clima e pontos de melhoria.

Pesquisa Geração Y

Esse método ajuda gestores a compreender melhor a própria geração Y, com a finalidade de auxiliá-los no trabalho referente à liderança. Com o resultado dessa pesquisa, é possível entender as expectativas e trabalhar com o propósito que os motiva, direcionando a empresa para que ela possa contribuir com o desenvolvimento do colaborador e vice-versa.

Pesquisa Geracional

Essa pesquisa tem como objetivo entender os pontos que são importantes para cada geração da empresa, ou seja, ela oferece uma análise com uma ótica separada, para cada geração. Sua grande entrega é uma análise geral dos valores, expectativas, percepções, pontos de satisfação e insatisfação para cada grupo geracional, apontando gaps e pontos de melhoria que merecem o desenvolvimento de um plano de ação dirigido, por parte da organização e seus líderes.

A ajuda proposta pelas pesquisas

Quando uma empresa opta por aplicar qualquer uma das pesquisas citadas acima, ela se torna mais próxima do entendimento dos seus colaboradores. Isso é um grande insumo para que seus gestores possam atuar de forma cada vez mais efetiva no desafio da liderança de seu time.

Entre as grandes vantagens que as pesquisas podem proporcionar, destacam-se:

  • compreender o seu ambiente e entender como aplicar melhorias;
  • explorar os pontos positivos presentes na diversidade em seus colaboradores;
  • auxiliar os gestores e líderes com feedback para suas equipes;
  • ajudar a melhorar o desempenho em ações e tarefas do dia a dia.

Retomando o desafio que trouxemos no início (sobre a eficiência no tema gestão de empresas), podemos afirmar que adotar as pesquisas é o início de um caminho que pode trazer como consequência algo extremamente importante: colaboradores mais felizes que contribuirão de forma muito mais eficaz e eficiente para a organização como um todo.

Quer saber como aplicar uma pesquisa de forma efetiva? Entre em contato conosco e descubra a melhor forma para a sua equipe. Entenda de forma personalizada como esse trabalho pode ajudar a superar seus desafios na gestão de empresas!