A pesquisa, por si só, já proporciona um conhecimento mais amplo acerca do tema que será estudado. Na gestão de negócios, ela possui um papel ainda mais relevante, contribuindo, principalmente, para o processo de tomada de decisão.
A seguir vamos falar um pouco mais sobre como a pesquisa reflete na gestão, qual sua importância, benefícios e como ela pode ser aplicada. Continue acompanhando e saiba mais!

Quais são os tipos mais comuns de pesquisa?

Existem diversos tipos de pesquisa que podem ser realizadas, com várias finalidades. A seguir, listamos as mais comuns delas. Confira:
Benchmarking
Ele é uma ferramenta utilizada para a avaliação das melhores práticas de mercado — que pode ser, ou não, feitas com empresas do mesmo ramo — e análise de viabilidade e adequação dessas práticas aos processos empresariais.
Pesquisa de satisfação dos clientes
Essa pesquisa ajuda a compreender qual é o grau de satisfação dos clientes com relação aos produtos e/ou serviços oferecidos, quais são as fortalezas da empresa e as principais deficiências percebidas. Através dela é possível identificar quais processos precisam ser aprimorados para melhorar a relação entre a empresa-cliente. O ideal é realizar essa pesquisa periodicamente – normalmente a cada 2 anos – e manter um histórico como base para melhor compreensão dos fatos.
Avaliação de atributos de produtos e serviços
Formato de pesquisa que ajuda a organização a mapear os atributos valorizados para um determinado produto e/ou serviço. Compara os atributos valorizados com os percebidos para uma dada categoria, identificando expectativas e diferenciais em relação à concorrência. Com o resultado desta pesquisa é possível reformular produtos e serviços ou simplesmente direcionar as ações de mercado, repensando o formato comunicação com os seus clientes.
Comportamento de compra
Normalmente elaborada a partir de uma combinação de técnicas de pesquisa qualitativas e quantitativas, o mapeamento do comportamento de compra de ajuda a identificar o perfil dos clientes e quais tipos de produtos e serviços mais valorizados. Isso é relevante, principalmente, na hora de elaborar estratégias de divulgação das categorias de produtos e qual será o público-alvo dessas campanhas.
Imagem de marca
Visa compreender a imagem da marca de uma organização na percepção dos seus públicos de relacionamento. Uma vez identificada a imagem na mente de seus clientes é possível avaliar os gaps entre o posicionamento desejado pela empresa e a percepção gerada, possibilitando ações mais alinhadas entre discurso e prática organizacional.

Afinal, qual é a importância da pesquisa para a gestão de negócios?

A partir do momento que um gestor se propõe a realizar pesquisas, existem grandes chances de que o objetivo principal seja adquirir conhecimento que, ao ser aplicado na empresa, proporcionará resultados melhores do que aqueles que estão sendo apresentados.
Portanto, podemos dizer que a pesquisa representa um papel fundamental na criação de novas estratégias e na condução de novos planos de ação. A partir do resultado de uma pesquisa, o gestor reune fatos e evidências que, se bem trabalhados, podem apoiar no entendimento da situação atual e na construção de novos caminhos para se atingir os objetivos esperados.
Um processo de pesquisa, sistemático e estruturado, permite uma melhor gestão do conhecimento e pode servir como base para o desenvolvimento de uma inteligência interna de mercado, trazendo para dentro da organização os elementos necessários para criação e correção de rotas.
A aplicação periódica de pesquisas, como a de Satisfação de Clientes, são fundamentais para a elaboração de indicadores que ajudam a medir a relação entre a empresa e seus públicos de relacionamento.

Quais benefícios ela pode proporcionar?

Quando bem estruturada e aplicada, a pesquisa pode promover melhorias que vão desde os processos operacionais, como o aprimoramento de determinado processo, até o topo, apontando a necessidade de modificações ou criação de novas estratégias de atuação. Esta última influencia nos objetivos macro da empresa e nos planos de ação que precisam ser desenvolvidos para que as metas sejam alcançadas.
Ou seja, é possível obter ganhos ao longo de toda estrutura, envolvendo o aumento de eficiência e da agilidade, melhorias em processos, produtos e serviços, ganho de vantagens competitivas e, consequentemente, ganhos em qualidade e satisfação dos clientes. Contudo, essas vantagens vão sendo obtidas de acordo com o tipo de pesquisa que foi realizada e os objetivos principais que foram almejados durante sua elaboração.
Dito isso, podemos concluir enfatizando que a pesquisa é o ponto de partida para qualquer planejamento bem conduzido e estruturado. Visto que ela fornece informações cruciais, que podem fazer diferença na forma como a gestão de negócios é conduzida e como os planos de ação são, de fato, aplicados na prática.
O que achou desse artigo? Aproveite para saber mais sobre a gestão de negócios e do clima organizacional neste artigo!